Bom, essa é uma afirmação muito forte, mas a cada dia está se tornando mais real. É muito importante que tenhamos uma visão bem extremista com relação a isso, para chegarmos um pouco próximo da realidade que nos espera em um futuro bem presente.
Já ouviu falar do “Sr. Watson” da IBM? Bom de senhor ele não tem nada, mas já tem mais conhecimento que muita gente centenária e versada! Confesso que fui no site da IBM para trazer informações fidedignas sobre ele, mas tem tanta coisa, que esse texto ficaria enorme. Sugiro que entre no site deles e veja tudo, mas cuidado para não deslocar sua mandíbula, pois você vai ficar de queixo caído. kkk
Em resumo, o Wikipédia nos diz que Watson é a plataforma de serviços cognitivos da IBM para negócios. A cognição consiste no processo que a mente humana utiliza para adquirir conhecimento a partir de informações recebidas. Com o avanço da tecnologia, essa capacidade passa a ser integrada a sistemas que podem aprender em larga escala e ajudar a sociedade em uma série de finalidades, desde o atendimento a clientes até ao combate a doenças graves, essa solução também é chamada de inteligência artificial – IA.
É assustador, mas ao mesmo tempo satisfatório aos meus olhos! Saber que a IA vai nos dar precisão de 99,9% em diagnósticos de doenças, resolver casos judiciais, psicológicos, recrutamento e seleção de pessoas, atendimentos em geral, e muitas coisas que nesse momento nem consigo mensurar. Mas aí vem a pergunta, o que será feito de nós, meros seres humanos?
Estou longe de responder essa pergunta, mas gostaria de compartilhar minha percepção a respeito desse futuro. Digo com base em tudo que estamos vendo e vivendo nesses últimos tempos com a tecnologia e seres humanos. Nesse futuro onde a IA vai ajudar ou até mesmo substituir muitos serviços e profissionais a relação humana de um com o outro estará baseada na experiência. Não experiência de conhecimento, mas de vivência, de contato físico, humano, sentimental, prazer genuíno, um contato analogico e não digital.
Por fim, eu tenho dificuldade em finalizar um assunto sobre futuro. Mas é isso, não pense qual “profissão” escolher mediante tudo isso, mas talvez a pergunta que devemos pensar para o futuro que se chama hoje é: – que tipo de experiência quero proporcionar para meus clientes? Afinal de contas um dos segredos do sucesso é viver o que te dá paixão para viver e tenha certeza que você vai encontrar outros apaixonados e eles vão pagar para viver isso com você.
Luis, a máquina nunca vai substituir o ser humano! Te digo que não sei, só sei que vai depender do quão amigo eu sou e serei desse futuro “empregador IA”.
“Não podemos prever o futuro, mas podemos criá-lo.” Peter Drucker
O que achou da minha visão sobre o futuro/presente? Compartilha comigo sua percepção sobre isso.
Um forte abraço e fica na paz que excede todo entendimento humano e tecnológico.
Luis Fernando Campos, Especialista em Estágio no Portal do Estágio