O que mais tenho visto são anúncios de oportunidade de emprego onde um dos requisitos, como soft skills, é ter “espírito de dono”. Mas o que é ter “espírito de dono”?

É chegar mais cedo, sair mais tarde, fazer mais com menos, economizar insumos, motivar equipes, vender e administrar ao mesmo tempo, pagar muitos impostos e muitas vezes “não ter salário” no final do mês? Algum candidato??? kkk Bom, tudo isso é a realidade de dono, mas não é a essência!

A essência do dono está no cliente. De entregar algo de valor, que ele idealizou como solução ou prazer para o seu cliente. Isso mesmo, no singular, pois cada cliente é único, com necessidades únicas. Ao criar a empresa o dono não ficou horas e mais horas pensando em como estruturar departamento pessoal, recursos humanos, contabilidade, etc, mas como entregar algo de valor para seu cliente e como escalar, podendo atender mais clientes, com menos custo, sem perder a qualidade do serviço ou produto.

Gostaria de fazer um paralelo com empresas como UBER e Airbnb, onde eles recrutam “parceiros empreendedores” (colaboradores disfarçado de dono) para atender seus usuários (clientes). Antes de se tornar “parceiro” você passa por uma série de requisitos e recebe várias dicas (treinamento institucional) para que você esteja apto a atender seus usuários trazendo uma experiência no padrão que ele desejam. Mas o que eu acho mais interessante é a parte de avaliação, pois ela é a chave para saber se o “parceiro” vai continuar ou vai ser inativado (demitido) no sistema. E no final das contas quem faz essa avaliação? Isso mesmo, o cliente! Você pode pensar agora, mas eu também avalio o cliente! Sim, mas isso fica para outra pauta, vamos focar em quem tá pagando por hora! kkk

Por fim, ter espírito de dono pensar que quem paga a conta/salário não é o dono da empresa e sim o cliente. É saber que sua segurança não está na CLT, mas sim na permanência do cliente na carteira da empresa. É pensar em soluções que agreguem valor ao cliente e não ao seu chefe, pois não importa qual área/departamento você está na empresa, no final das contas tudo reflete, adivinha onde? No cliente!

Em uma escala de 5 estrelas, como você se classifica? Um “colaborador nato” (1 estrela) ou um “colaborador com espírito de dono” (5 estrelas)? Foca no cliente, pois ele é seu patrão, ele te demite quando vai embora e não compra mais da empresa!

Luis Fernando Campos, Especialista em Estágio no Portal do Estágio

Linkedin