Como se comportar no Dia da Entrevista?

Como visto no Post “Como vencer o terror da entrevista” a entrevista é, sim, o momento mais importante e decisivo no processo de contratação. Para isso vamos te apresentar dicas praticas para o dia!

O dia da Entrevista

  • Não dê vexame. Saiba o nome e cargo do entrevistador, o local, a data e o horário da entrevista;
  • Vista-se adequadamente para a ocasião. Procure conhecer o perfil da empresa antes, e use essa informação na hora de escolher roupa, sapato e acessórios;
  • Evite perfumes fortes;
  • Confirme se a roupa está limpa;
  • Para as mulheres: evitem saias curtas demais, decotes cavados e tecidos transparentes. Nada de maquiagem pesada;
  • Para os homens: nada de paletó amarrotado, pastas ou sapatos surrados. Verifique se as unhas estão aparadas e limpas. A barba deve estar feita;
  • Administre bem seu tempo. Tente chegar 10 minutos antes da hora marcada;
  • Leve cópias do currículo, anotações feitas durante a preparação sobre suas competências e objetivos, papel e caneta.

Chegou a hora!

Não esqueça que você pode ser avaliado desde o momento em que pisa na empresa. Portanto, trate bem a secretária e os assessores e fique atento. Qualquer nova informação pode ser preciosa nessa hora.

  • Pense que a entrevista é o seu primeiro dia de trabalho;
  • Sua atitude deve ser a de quem está ali para discutir um projeto, e não a de quem está mendigando um trabalho;
  • Tente manter sua autoconfiança;
  • Reflita bem antes de responder. Não se precipite, mas também não enrole;
  • Jamais fale mal do seu ex-chefe ou da empresa em que trabalhou;
  • Não tenha receio de mostrar sentimentos de insatisfação ou raiva.

Escape das armadilhas

Se o entrevistador faz uma pergunta que você não tem idéia da resposta? “Fale-me sobre o modelo Value at Risk de avaliação de risco”, dispara o entrevistador. Que fria! Você não sabe a resposta. Mas conhece um outro modelo. Então, siga em frente. Diga: “Conheço pouco o Value at Risk para fazer uma análise mais profunda, mas conheço esse outro método, que acredito ser extremamente eficiente”. Ninguém espera que você seja uma enciclopédia ambulante, mas que saiba defender suas ideias.

Se o recrutador chama você pelo nome errado?

Faça uma correção na hora. Educadamente diga que você é fulano e não sicrano e continue a conversa. Se o entrevistador continuar a errar, então diga: “Sei que o senhor conversa com muitos candidatos. Gostaria de checar se está com o meu currículo em mãos. Sou fulano de tal, formado pela universidade XYZ”

Se o telefone celular toca durante a entrevista?

Desligue imediatamente. Peça desculpas. Aliás, o correto é entrar na sala com o celular desligado.

Se você chegar atrasado?

Para essa, não tem desculpa. O melhor a fazer é ligar para o entrevistador com antecedência, explicar o problema e pedir desculpas. Se o atraso for ultrapassar 15 minutos, esteja disponível para remarcar a entrevista.

Se o entrevistador fala algo que você sabe que é incorreto?

Se for um erro que você pode contradizer com números e dados, faça-o delicadamente. Ele pode estar testando você. Repita a frase com a correção, sem destacar que o entrevistador está errado.

Se você comete uma gafe estúpida (como a de dizer no final de uma entrevista com o diretor da Pepsi que você sempre quis trabalhar na Coca-Cola)?

Corrija a gafe rapidamente. Deixe claro seu compromisso com a empresa. E não tente justificar o equívoco dizendo que se confundiu porque teve ontem uma entrevista com o pessoal da Coca-Cola. O remendo pode ser ainda pior.

Se você derrubar café na roupa?

Tente conduzir a situação com bom humor. Pergunte onde ficam as toalhas de papel e peça licença para ir buscá-las. Não fique esperando alguém consertar a confusão que arrumou. Deixe claro que a entrevista é mais importante que o imprevisto.