CURRÍCULO, COMO FAZER E FORMATAR?
Um bom currículo é aquele que é mais sucinto, mas que expõe toda carreira profissional e suas informações pessoais. Currículo é seu portfólio de marketing, uma peça publicitária que vai vender um produto chamado “VOCÊ”.
O currículo e dividido em quatro etapas:
- Cabeçalho: e parte onde coloca dados de contato como nome, idade, estado civil, telefone, e-mail e endereço (não coloque informações de documentos pessoais tipo: CPF, RG, etc) e o Objetivo que será uma frase especificando o cargo que você está se candidatando.
- Objetivo: É a descrição da vaga ou área que você está se candidatando. Não é obrigatório estar no currículo, mas se colocar seja claro na sua intenção e objetivo!
- Formação acadêmica: onde você coloca os cursos acadêmicos realizados ou em realização como faculdades, pós-graduações, especializações, MBAs.
- Experiência profissional: descreva as passagens pelas empresas que você atuou, indicando o nome da empresa, o cargo e as funções realizadas com o tempo que você ficou na função.
- Informações adicionais: informe todas as outras coisas que forem relevantes para a vaga, como cursos extracurriculares, idiomas, prêmios, intercâmbios, trabalhos voluntários, etc.
Dica: os itens de formação acadêmica e experiência profissional você deve colocar em ordem de relevância, conforme o que vai dar mais peso ao seu currículo de acordo com a vaga.
DICAS PARA NÃO ERRAR NO CONTEÚDO DO CURRÍCULO
Mantenha sempre o foco na vaga. Se for preciso, elimine itens que não estão alinhados com aquela oportunidade, por exemplo: você tem cursos de gastronomia, mas está se candidatando a uma vaga administrativa. Selecione os cursos que vão dar peso a vaga.
- Siga uma ordem cronológica para expor sua experiência profissional.
- Não abuse do uso das cores, de preferencia formate todo em preto e branco.
- Fotografia só quando for solicitado. Caso for solicitado, colocar uma foto 3×4 profissional.
- Cuidado com os erros de português, eles eliminam um candidato na hora.
- Não faça de seu currículo uma apresentação comercial. Ele precisa ser objetivo e conter as informações necessárias para que o selecionador entenda se você tem ou não o perfil para a vaga.
- Não minta NUNCA, pois isso impossibilita futuras oportunidades com aquela empresa ou consultoria de RH.
Lembre-se: na formatação menos é mais. Na dúvida, não exagere. Seu objetivo é prender a atenção do selecionador na hora de escolher um currículo para futura entrevista. Currículo não garante uma vaga.
COMO DIVULGAR SEU CURRÍCULO
O primeiro ponto a ser analisado é: Você está trabalhando? Se você está trabalhando, é preciso cuidado na hora de divulgar!
Não adianta ter um bom currículo e disparar ele para o mercado como um todo. É preciso ser feita as seguintes perguntas: o que eu quero? Qual carreira eu quero seguir? Baseado nisso, você delimita a procura. Com o resultado dessa procura você encontra o sentido, e com base nesse sentindo monta-se de acordo com aquilo. Mas isso não o impede de montar um currículo padrão.
Resumo: Tenha um currículo padrão, com toda experiência profissional e guarde-o como modelo. Vai concorrer a uma vaga específica? Então revise-o, enfatizando os itens que se relacionam com a vaga.
Importante: se você está trabalhando, tenha cuidado para não divulgá-lo sem comprometer sua situação na empresa atual.
Quando ser criativo no currículo? Dependendo da vaga, você pode transformá-lo em um formato mais elaborado e criativo. Mas esse portfólio é complementar ao currículo tradicional que é indispensável.
USE A INTERNET A SEU FAVOR
A melhor forma de colocá-lo na rede é replicar a versão padrão em uma página sua na internet. No caso de cadastro em sites de seleção de RH on-line, segue as mesmas regras.
- Use o Linkedin para entrar em contato com outros profissionais e trocar experiências.
- Você pode incluir o seu perfil de uma rede social. Isso pode ser fonte de informação para o recrutador. Mas é necessário tomar bastante cuidado com o tipo de conteúdo publicado nas redes.
- Tenha o mesmo cuidado que você tem com o currículo tradicional: evite erros de português, não minta e evite informações óbvias.
- Não exponha muito a sua imagem.