“A vida não é um problema a ser resolvido, mas uma realidade a ser experimentada.”

Søren Kierkegaard

“Ora, temos o mesmo espírito de fé, conforme está escrito: Cri, por isso falei; também nós cremos, por isso também falamos.

– Paulo de Tarso (2 Coríntios 4:13).

Primeiro de tudo, aquilo que você crê, você fala! E quando você fala, isso reforça sua crença e se torna realidade. Não importa se são palavras boas ou ruins. Por isso devemos pensar coisas boas, falar coisas boas e consequentementes nossas atitudes e o clima ao nosso redor será bom. Aquilo que você fala é aquilo que você atrai!

SOMOS RESOLVEDORES DE PROBLEMAS E DORES

No dia que paramos de resolver problemas/dores, já não faremos mais sentido no que fazemos, sendo assim seremos descartados e consequentemente não seremos recompensados por isso.

Inovação não é tecnologia! Inovação é ter empatia pelo outro. Ter empatia pelo outro é ouvir, se colocar no lugar e na medida do possível procurar soluções para suas dores/problemas. Ai sim a tecnologia pode ser uma ferramenta para a solução. As melhores empresas, os melhores profissionais são aqueles que têm empatia e busca as melhores soluções para seus clientes. Isso é inovação!

Exemplos de inovação:

Uber: transformou o transporte particular acessível;

Cacau Show: transformou um chocolate em presente;

clichê: DE FOCO NA SOLUÇÃO

Acima de tudo focar e murmurar os problemas não te levará a solução. Isso vai apenas gerar descrença, desmotivação, falta de empatia, clima pesado, falta de vontade de acordar pela manhã e ir trabalhar. Ainda que você seja um excelente profissional, cada vez que você reclama, mais ancorado na desmotivação você fica. Aquilo que você fala é aquilo que você atrai!

“Quanto mais longe estiver um problema, mais fácil ele parece ser. Quanto mais próximo ele ficar, mais respeito você terá pelas pessoas trabalhando nele. Mas a única maneira de ter total empatia é trabalhar você mesmo no problema.”

– Sahil Lavingia

Não  estou dizendo que você tenha que omitir os problemas. Mas quando eles chegam até você, como funciona a sua mente? Ela já frita em busca de solução, você enxerga oportunidades ou ela te paralisar e muda seu humor? Você foca o quão azedo é o limão ou faz uma limonada? Imagine você agora, chupando um limão, espremendo um limão na sua boca, com um salzinho para dar aquele sabor especial. Sua boca salivou? Assim é seu corpo em tudo que você pensa, consequentemente ele vai gerar uma reação.

Certamente focar na solução gera empatia, sentimento de utilidade, que ser necessário, de ser a pessoa que os outros podem contar, de realização pessoal e profissional, de crescimento, de conquista e vitória por cada problema resolvido, de cooperação e trabalho em equipe, sentimento de liderança. Ouço muita gente falando: Ah, se eu tivesse dinheiro eu abriria uma empresa para fazer isso. Ou, se eu fosse o dono dessa empresa eu tomaria tal atitude. Ou diz que para trazer tal inovação a empresa precisa de aplicar dinheiro. Mas muitas vezes você não busca ser inovador trazendo soluções no que você faz no dia a dia.

Vou te contar um segredo. Traga pequenas inovações paulatinamente. Como? Exemplos: busque uma ferramenta gratuita que aumente sua produtividade e após validar essa ferramenta compartilhe com seus colegas. Uma pequena fórmula de excel já pode te fazer o queridinho entre os colegas de trabalho. Busca pessoas externas, chaves, que podem te auxiliar com pequenas dicas que farão toda diferença. Enfim, joga no Google e peneire as informações/soluções. Você pensar em coisas boas, em resoluções, consequentemente seu corpo vai reagir de forma positiva. Aquilo que você fala é aquilo que você atrai!

COMO SURGE OS (INTRA)EMPREENDEDORES

Finalmente, grande empreendedores surgiram a partir de uma indignação, uma inconformação, onde eles tinham ou enxergavam uma dor que precisava ser sanada. Um dos segredos das pessoas que crescem na vida é o inconformismo. Partindo do princípio que você trabalha em uma área que gosta, seja inconformado onde você trabalha e comece sendo um intraempreendedor e você terá duas possíveis resoluções: se a “empresa” for inteligente, você vai levar a empresa crescer e consequentemente crescer junto. Agora se isso não acontecer, certamente essa empresa estará ganhando um forte concorrente no mercado.

Quais são as dores que você resolve?

Qual inovação você entrega para essas dores?

Então vamos transformar problemas em soluções? Pois aquilo que você fala é aquilo que você atrai!

“Todos os problemas de um homem são baseados em coisas falsas que ele acredita serem verdadeiras.”

– Kapil Gupta

Um forte abraço e fica na paz que excede todo entendimento humano e problemático.

Luis Fernando Campos, Especialista em Estágio no Portal do Estágio

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